segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Bernúncias e cronópios

Faz vinte poucos anos que moro em Cacupé na Ilha de Santa Catarina meu porto onde procuro tentar ser a consciência da paisagem. É um lugar muito bom e tenho a sorte de ter alguns vizinhos muito legais, um deles é o editor e poeta Vinícius Alves, nos últimos anos temos aperfeiçoado a nossa amizade com muita cerveja e bons papos.

Num desses encontros etílicos, onde o Vinícius generosamente ainda cozinha - e muito bem - ele me convida para fazer uma capa para um livro da sua editora a Bernúncia. Como as capas da Bernúncia e outras são assuntos curriqueiros das nossas reuniões e eu gosto de fazer capas, estamos fazendo algumas e vou dar um furo aqui publicando a primeira que já está impressa e nas mãos do autor.

O Livro "Entrevista com o Senador de Direita" de Wagner Carvalho Coelho foi o primeiro e outros já estão a caminho. Desta vez autor esboçou praticamente a capa que ele queria, o que facilitou o trabalho, no entanto o desafio era conseguir as várias ilustrações por ele esboçadas ou as vezes levemente rabiscadas ou ainda apenas umas palavras sacadas do texto. Apesar de nunca ter visto o pessoalmente o Wagner, o Vinícius fez bem o meio-de-campo e considero que o trabalho gráfico teve bastante participação do autor. (segundo o amigo editor ele gostou do resultado também, assim como todos na bernúncia.)

Ele também mandou um esboço de Florbella um país-ilha imaginário onde transcorria a história da "Entrevista com o Senador de Direita". No esboço havia apenas a costa e as cidades espalhadas no país vazio, em branco.
Com esse maravilhoso briefing viajei bastante nas ilustrações e no mapa de Florbella e apresento aqui abaixo.


Layouts do livro aprovados com poucas modificações.



Mapa trabalhado do país imaginário.


Também fizemos algumas ilustrações e vinhetas para o miolo :

O médium

mais um mapa...





2 comentários: